Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
30.9.08

Conceito de Verdade

conceito1 Étimo da palavra verdade: [+]

Do latim “veritate”, “veritas”. Grego “aletheia”. Mirandês “berdade”. Românico iberisado “ueridade” (ano 947 E.C.), mudou para “veridade” (ano 1012 E.C.). Castelhano “verdad”. No português primitivo “uerdade” (ano 1234 E.C.), fixando-se depois no actual vocábulo “verdade”. (Ver: José Pedro Machado, in “Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa”, artigo “Verdade”).

Antónimos da verdade: mentira, falsidade, embuste, fraude, maledicência, blasfémia, difamação; aparência de verdade que induz equívoco ou tem o propósito de enganar; uso inflaccionado ou diminuído de um facto verdadeiro para obter uma vantagem que a justa verdade não permite; interpretação (dolosa ou não) que deturpa a verdadeira realidade ou induz algum êrro de doutrina ou de juízo; omissão factual ou informativa.

Definição de verdade:

Qualidade do que é genuinamente verdadeiro. Coisa verdadeira, princípio certo. Expressão fiel do pensamento justo ou do testemunho recto e prôbo, pela qual as coisas e os factos se apresentam tais quais são. Conformidade do que se diz com o que é. Conformidade da ideia com o objecto, do pensamento com a expressão, do facto narrado com a sua realidade. Axioma exacto, autêntico, certo, genuíno, seguro, fundamentado; que não se fundamenta na mera aparência, nem na mera dedução, nem na extrapolação, nem na especulação, nem na incerteza, nem na falsa certeza, nem na mera conveniência, nem na fraude, mas somente na realidade.

Saiba +documents9o

 

Autor: Júlio de Sousa |2008

0 comentários:

: Lista de Comentários :