Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
8.6.07

É o Espírito Santo, Deus?


Actos 5: 3-4 - “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 - Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

I Cor. 3:16 - “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

I Cor. 6:19 - “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

II Cor. 6:16 - “E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Efésios 4:30 – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

I Coríntios 2:11 – “Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.”

Romanos 8:9 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

João 15:26 – “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim.”

Tito 3:5-6 - “...não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 - que Ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador.”

João 20:22 - "E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”

Actos 16:6 e 7 - “E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.”

CONCLUSÃO: O ESPÍRITO SANTO é o próprio Deus (Atos 5:3-4; I Cor. 3:16; 6:19); é também o “Espírito de Deus" (Efésios 4:30 e I Coríntios 2:11); é também o “Espírito de Cristo” (Atos 16:6-7; Romanos 8:9), o qual "procede do Pai" (João 15:26) e é enviado a nós "por seu filho Jesus Cristo.” (Tito 3:5-6, João 20:22).


O Espírito Santo é o Espírito de Deus e o Espírito de Cristo, sendo o Espírito o mesmo quando se fala de Deus ou de Cristo. Mas com relação a este Espírito, a bíblia emprega expressões que não podem harmonizar-se com a idéia de que seja uma pessoa, tal como o Pai e o Filho.” - O Pioneiro URIAH SMITH na Review and Herald no ano de 1890 - ( Artigo extraído do site » Adventistas.ws )

0 comentários:

: Lista de Comentários :