Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
17.12.10

Não vai conseguir viver como nós

fA Um dia São Francisco, passando pelo deserto de Borgo San Sepolcro, chegou a um lugar chamado Monte-Casale, e veio até ele um jovem nobre e refinado.

– Padre – ele disse, – eu de bom grado me tornaria um de seus discípulos.

– Meu filho – disse São Francisco, – você é jovem, refinado e nobre; não vai conseguir seguir a pobreza e viver miserável como nós.

– Mas, meu pai, vocês não são homens como eu? O que vocês fazem eu sou capaz de fazer com a graça de Jesus.

Essa resposta agradou São Francisco, que, dando-lhe a sua benção, acolheu-o imediatamente na ordem sob o nome de Irmão Ângelo.

Ele conduziu-se tão bem que pouco depois foi feito guardião de Monte-Casale. Ora, naquele tempo havia três famosos ladrões que causavam muito prejuízo na região. Certo dia eles chegaram ao eremitério pedindo que Irmão Ângelo lhes desse algo para comer; ele, porém, respondeu com severas censuras:

– O quê! Ladrões, malfeitores, assassinos, vocês não só não tem vergonha de roubar os bens dos outros, mas querem agora devorar o sustento dos servos de Deus! Vocês não são dignos de viver, vocês que não têm respeito nem pelos homens nem por Deus, seu criador. Vão embora, e que eu nunca mais os veja aqui novamente!

E eles partiram cheios de ódio. Mas então o santo retornou, trazendo um alforge de pão e uma garrafa de vinho que lhes haviam sido dados, e o guardião contou-lhe o modo como havia expulsado os ladrões; São Francisco então censurou-o severamente por ter-se mostrado tão cruel.

– Eu lhe ordeno pela sua obediência – disse ele, – que você pegue este pão e este vinho e vá procurar esses ladrões de alto a baixo até encontrá-los, e ofereça esse alimento como que de minha parte, e ajoelhe-se diante deles e peça humildemente o seu perdão, e peça-lhes em meu nome que deixem de fazer o mal e temam a Deus. E se o fizerem, eu prometo prover por todas as suas necessidades, e providenciarei para que tenham sempre o bastante para comer e beber. Depois disso você pode voltar humildemente para cá.

Irmão Ângelo fez tudo que lhe foi ordenado, enquanto de sua parte São Francisco orava a Deus pela conversão dos ladrões. Eles voltaram com o irmão, e quando São Francisco deu-lhes a segurança do perdão de Deus, mudaram suas vidas e entraram na ordem, na qual viveram e morreram da forma mais santa.

Citado em The life of St. Francis, Paul Sabatier (in Bacia das almas)

0 comentários:

: Lista de Comentários :