Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
21.11.09

Parábola dos pescadores sem peixes

pescadores Era uma Associação de Pescadores, que viviam no meio de rios e lagos, cheios de peixes famintos.
Eles reuniam-se regularmente para discutir sobre o chamado para pescar, a abundância de peixe e a emoção de apanhar peixes. Ficavam muito animados com o assunto da pescaria.
Alguém sugeriu que o grupo precisava de uma filosofia de pesca. Assim, cuidadosamente, definiram e redefiniram a pesca e o propósito da pescaria.
Desenvolveram estratégias e tácticas. De repente perceberam que haviam começado de trás para frente – haviam-se interessado pela pescaria do ponto de vista do pescador, e não do ponto de vista do peixe.

Como o peixe vê o mundo? Como vê o pescador? O quê e quando o peixe come?
Era importante entender essas coisas. Por isso, iniciaram estudos e pesquisas. Participaram em conferências sobre pescaria, muitos viajaram para lugares longínquos para estudarem diferentes tipos de peixes, com diferentes hábitos. Alguns obtiveram diplomas em piscicultura.
Contudo, ninguém havia ido pescar. Formou-se, então, um comité para enviar pescadores. Havia muito mais lugares propícios para pescar do que pescadores.
Por isso, o comité precisava determinar prioridades. A lista de prioridades foi colocada em quadros de avisos em todos os salões da Associação.
Mas, como antes, ninguém estava pescando ainda. Foi feita uma pesquisa para saber porquê!
A maioria não respondeu ao questionário, mas, entre os que responderam, descobriu-se que alguns sentiam-se chamados para estudar a pesca, outros para fornecer equipamentos de pesca e outros, ainda, para encorajar os pescadores. E, com tantas reuniões, conferências e seminários, simplesmente não tiveram tempo para pescar.


Jacó era novato na Associação de Pescadores. Depois de uma reunião muito animada, ele foi pescar. Fez algumas tentativas, pegou o jeito e conseguiu pegar um lindo peixe!
Na reunião seguinte, ele contou sua história e foi elogiado pelo sucesso. Acabou sendo convidado para falar em todos os núcleos da Associação e contar como havia sido a sua pescaria.
Assim, com tantos compromissos e por ter sido eleito para a directoria da Associação, Jacó nunca mais teve tempo para pescar.
No entanto, não demorou muito e ele começou a sentir-se intranquilo e vazio. Teve saudades da pesca propriamente dita, de sentir o puxão no anzol.

Assim, decidiu deixar a directoria da Associação, bem como os demais compromissos com os núcleos, e convidou um amigo para ir pescar com ele.
Os dois foram – sozinhos – e apanharam peixes.
Os membros da Associação de Pescadores eram muitos e os peixes eram abundantes, mas os pescadores continuavam sendo muito poucos…


Fonte: Ultimato

0 comentários:

: Lista de Comentários :