Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
15.8.08

Castelos de Areia

«Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia » | Mat. 7:26

castelos_areia   Junto a uma serra há uma praia pequenina, de areia macia, onde as crianças gostam de brincar. É ali que se encontram muitas vezes a Rita, o Miguel e o André, três primos, cuja melhor   brincadeira é  construir castelos, ali à beira do mar. Mas são sempre uns senhores castelos! Altos, com torres e torreões, com portas e portões! E é ver quem faz o castelo mais alto, mais complicado, mais... tudo!

 Um dia, os primos resolveram construir um castelo com pessoas, cavalos, portas, janelas, árvores e tudo o mais que lhes viesse à cabeça. E o castelo ali se ergueu, maior do que todos os outros.

— Castelo sem princesa, nunca se viu! — disse a Rita. E logo os primos puseram uma princesa à janela.

— Castelo sem bandeiras, nunca se viu! — disse o Miguel. E logo apareceram bandeiras de papel na torre mais alta, a ondular ao vento.

— Castelo sem fosso, nunca se viu! — queixava-se agora o André. E lá fizeram um fosso cheio de água.

— Um castelo deve ter bruxas! — continuou a Rita. E ela mesma fez uma bruxa a saltar da torre, montada numa vassoura.

— Um castelo deve ter fadas! — pediu o André. E a fada entrou pela ponte levadiça.

— Um castelo deve ter um gigante! — E o Miguel ria-se enquanto fazia um gigante ao lado da fada.

— À noite, as tempestades metem medo! — E a Rita salpicava o castelo com água do mar, como se fosse uma grande chuvada.

— E o vento sopra forte... — E todos sopravam e riam, riam e sopravam.

— E um dragão, um castelo precisa de um dragão! — gritou o Miguel — Vamos fazer um dragão.

— Não vamos fazer dragão nenhum; o Fofinho serve. — E a Rita puxou o cão para junto do castelo.

— E agora chega o príncipe e mata o dragão. — anunciou o André.

— Mata nada! O cão é meu! — gritou o Miguel, agarrado ao Fofinho, que não parecia interessado em fazer o papel de dragão.

Entretanto, o mar tinha subido devagarinho e já destruíra uma porta do castelo.

— Meninos, são horas do almoço! — chamava a tia Isabel. — Já estão há muito tempo aí ao sol.

— É isso! É isso! — disse o Miguel, muito sisudo. — É o tempo, é o tempo! Não há castelo que escape aos ataques do tempo! Ele passa e as muralhas irão cair, as paredes abrirão fendas; do castelo em ruínas fugirão fadas e dragões, bruxas e gigantes! Amanhã será a altura de reconstruirmos o nosso castelo.

— Amanhã faremos novas torres — garantia o André.

— Amanhã teremos novas fadas — afirmava o Miguel.

— Pois é, e hoje teremos novo almoço! Vamos comer.

E a Rita correu para casa com os primos e o cão-dragão atrás dela.

O castelo ali ficou na luta com o mar. Aos poucos, as torres caíram, o fosso desfez-se, a fada já não era mais do que um montinho de areia, arredondado pelas ondas. O mar ia deixar a praia de novo lisa e macia, pronta para que as crianças viessem construir os seus castelos de areia com dragões, gigantes e feiticeiros.

Amanhã, recomeçará a brincadeira do mar e das Ritas, dos Migueis e dos Andrés que sonham e constroem castelos de areia.

@Natércia Rocha - Castelos de areia/ Bertrand Editora, 1995

........

Se há saudade que me ecoa forte nas profundezas da minha alma é sem dúvida a dos tempos da minha meninice alegremente vividos em África.
Muitos foram também os castelos construídos e monstros que combatemos no nosso imaginário infindável de criança e cujas vitórias eram proporcionais aos estridentes gritos de vitória que tantas vezes ecoaram pelos caminhos e cantinhos das brincadeiras em Angola.

Quantos de nós já adultos e no mínimo com alguma experiência de vida, não continuamos a sonhar construindo castelos e mansões mas que o tempo se encarrega de mostrar que as bruxas, dragões ou as intempéries da vida são mais reais e perigosos do aqueles que salpicam o imaginário das crianças?

Como diz-nos esta pequena história, «...— É o tempo, é o tempo! Não há castelo que escape aos ataques do tempo! Ele passa e as muralhas irão cair, as paredes abrirão fendas; do castelo em ruínas fugirão fadas e dragões, bruxas e gigantes! Amanhã será a altura de reconstruirmos o nosso castelo.»

Vejamos mais uma vez o que Jesus nos aconselha,

· Mat.. 6:19 - « Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam. »

· Mat. 6:20 - « Mas ajuntais para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. »

Martinho Lutero um corajoso discípulo de Jesus, quando compôs o hino «Castelo Forte» no pior período da sua vida, perseguido e humilhado, não conhecia a história acima narrada, mas sabia que um castelo só é forte, quando construído sobre a rocha que é Cristo, porque por maiores que sejam as intempéries da vida ou os ataques do «Dragão- Satanás», permanecerá intacto. 


 

Querido amigo, onde está a construir o seu Castelo?

Já agora (e)-medite nisto

0 comentários:

: Lista de Comentários :