Subir
Loading...
» Pepitas Bíblicas:
12.10.08

Onde estão as minhas Poupanças?

«Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam»Mat. 6:19

crash Temos todos assistido ao descalabro da economia um pouco por todo o lado, sendo para muitos uma total surpresa, sobretudo porque o  «epicentro» deste terramoto situa-se exactamente na capital do capitalismo, os Estados Unidos da América.
Façamos um resumo em algumas linhas:

  • Março 2008 – Bear Sterns colapsou este foi primeiro aperitivo.
  • Fannie e Freddie, Lehman Brothers e a AIG foram nacionalizados, técnicamente falando.
    » Quem não se recorda daquelas imagens caricatas ao verem um ex-Administrador da Lehman prestar contas no senado, pelo prémio de 500 milhões de dólares pelos méritos do anterior conselho de administração e responsável pela gestão danosa?
    Afinal o Administrador foi injustamente acusado, porque segundo este, o prémio ficou-se por uns singelos 50% do valor de que é acusado?!!...

    » Outra cena pitoresca foi o que se passou com os gestores da AIG, ao oferecerem-se um fim de semana num hotel de luxo para comemorarem o salvamento desta instituição da falência, graças à intervenção mais uma vez do governo Americano e que foi apimentada com uma despesa individual a rondar os 300.000€ .!?…
  • Dia 20/9 aparece o plano Paulson, que começou por ter cerca de 1/2 dúzia de páginas e acabou num dossier mais elaborado e cujas reuniões no senado se estenderam até de madrugada.
  • Dia 25/9 a Washington Mutual implodiu e acabou por ser adquirida pela JP Morgan Chase.
  • …. Fiquemos por aqui, porque os próximos episódios vão ser bem apimentados e estou-me a lembrar dos créditos «tóxicos» e que, «quase ninguém conhece o seu diâmetro ou peso»?!!!…

E a Europa e o resto do mundo passaram incólumes a este terramoto económico?
Claro que não, vemos países como a Islândia à beira da Banca rota e países como o Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Suiça, etc…….., que pensávamos estarem imunes, a verem as suas estruturas financeiras completamente abanadas e cujas rachadelas ainda estão por apurar…

Engraçado é vermos agora políticos e especialistas económicos, a vaticinarem aquilo que até à pouco tempo defendiam com unhas e dentes como que, num golpe mágico, virem defender uma nova ordem económica mais civilizada e protegendo as classes sociais mais desprotegidas, não sendo mais possível continuar com este capitalismo selvagem!???… ( Veja-se o escândalo da distribuição da riqueza no mundo ).

Entretanto, vemos políticos a reunirem-se à pressa aparecendo a uma cadência impressionante nos «médias» para tranquilizarem o «povo», aquele que há muito tem andado esquecido, para que não entrem em pânico e não levantem as suas economias, sob pena de levarem as instituições financeiras à ruína…?!!!

Uma lição tiramos desta história, mais uma vez triste e cujos «iluminados» pagos a troco de milhões e com todo o tipo de mordomias, mergulharam mais uma vez o mundo num caos total

Quem tiver ilusões nas obras e teorias humanas mais uma vez constata, que o problema maior foi sempre o próprio homem. Por mais teorias que possa desenvolver e por mais planos que possa apresentar para condução deste mundo, todos eles  estarão condenados ao fracasso se estes não visarem o respeito e amor ao próximo e respeitarem os princípios Divinos. 

Querido(a) visitante, sabe porque eu não estou minimamente receoso com o caos em que o mundo se encontra mergulhado, nem preocupado com o meu futuro?

A resposta está aqui, -

  • «mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladroes não minam nem roubam.» – Mat. 6:20
  • «Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração» – Mat. 6:21

Simples, não?

 

Marcas Technorati: ,,

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema c/ esta crise é que para mim ela está longe do fim, consequências do fim em que se encontra este mundo caótico.

Quanta verdade no seu artigo.

Um abraço

e-Medita disse...

Meu caro Xavier B. Orkall, grato pelos comentários mas na próxima deixe-me o seu e-mail para conversarmos sobre competências...

Um abraço

: Lista de Comentários :